O conceito Swap, nasceu nos anos noventa pela Suzanne Agasi e desde então tem sido um conceito bastante procurado. Segundo o dicionário de Cambridge, Swap significa: an exchange, or something that is going to be or has been exchanged, ou seja, uma troca, ou algo que vai ser ou foi trocado.
Clothing Swap é uma troca de roupas.
Troca-se roupas sem uso por umas novas.
Mas hoje, venho falar deste conceito cá em Portugal, mais concretamente sobre o Let’s Swap Porto. Tenho acompanhando este projecto desde que conheci o trabalho da Lady in Green e achei fascinante “comprar” roupa em 2ª mão em forma de troca.
Aqui ninguém compra ou paga em dinheiro, há apenas uma troca por troca.
É um projeto interessante, para quem procura destralhar o armário e adquirir peças novas.
Comprar em 2ª mão é adaptar por uma moda sustentável, onde não se gasta dinheiro, nem novos recursos do planeta em prol de roupas novas.
Basicamente é um win-win situation.
Como funciona?
É muito simples, podem trazer até 10 peças (em bom estado) e através de um sistema de pontuação, podem trocar por aquilo que mais interessar! O sistema de pontuação será utilizado como guia para que se possam realizar trocas justas.
Por exemplo:
Um casaco, uma t-shirt, um par de calças e um vestido = 5 + 2 + 3 + 4 = 14 pontos. Com os 14 pontos podem escolher as peças que quiserem que estejam dentro desse plafond, ou seja, cada peça na banca da Let’s Swap Porto tem um número e podem escolher várias peças até fazerem os tais 14 pontos.
Let’s Swap Porto esteve em Braga no dia 2 de fevereiro 2020 no Mercado Vegan e Ecologico.
Como correu a minha experiência?
Infelizmente não tive a oportunidade de fazer a minha “troca”, porque fui ao mercado muito tarde (final da tarde) e tive a sensação que estava tudo escolhido.
Antes de apresentar as minhas roupas, primeiro dei uma vista de olhos às roupas expostas (caso se fosse do meu interesse fazer a troca), e mesmo assim, não vi nada que achasse que fosse server.
Mas quando o Let’s Swap Porto voltarem novamente a Braga, prometo ir mais cedo ao mercado, até porque tenho mesmo curiosidade em fazer esta troca por troca.
Já conheciam este conceito / projecto?
Faziam este tipo de troca por troca?
1 Comments