Quero e vou começar a incutir na minha rotina diária, o consumo de 30 alimentos diferentes de origem vegetal por semana.

Parece impossível?

De acordo com, o livro ‘O Vegetariano’ da Sandra Silva, ela refere que “uma das regras de ouro para uma alimentação vegetariana saudável é fazer refeições variadas.

Os trinta alimentos podem ser os seguintes:

Todo tipo de frutas;
Hortícolas;
Leguminosas;
Cereais;
Tubérculos;
Frutos gordos;
Sementes e os seus derivados.
Bebidas e iogurtes vegetais;
Tofu, seitan, soja, tempeh.

Apesar de ser vegetariana a três anos, tenho a noção que não tenho uma alimentação tão variada assim. Obviamente que chego a repetir refeições de origem vegetal, leguminosas e até hortícolas por semana. Mas gostava de evitar isso.

Ao mesmo tempo que, vou introduzir estes trinta alimentos de origem vegetal por semana, vou tentar fazer com que o namorado também tenha este hábito. Certamente, este será um desfio para ele.

Refeições ao longo do dia

Primeiramente, ao pequeno-almoço deve sempre incluir: cereais, fruta e uma fonte de gordura.

Bem como nos lanches e snacks, podem ser constituídos por fruta, frutos gordos, tremoços, bebida vegetal, iogurte vegetal, fruta desidratada, pudim de chia, vegetais crus, bolachas de arroz ou milho, pão com húmus, paté de azeitonas, feijão, pasta de sementes, avelãs com cacau.

Assim sendo, nas refeições principais, devem incluir sempre a sopa e conduto., o prato da refeição deverá conter três grupos de alimentos.

O tofu, seitan e tempeh podem ser utilizados em substituição das leguminosas

Ainda assim, é ideal consumir alimentos que sejam da época e locais.

Da mesma forma, existe alimentos que não devem faltar em casa: fruta, hortícolas, cereais integrais, leguminosas, frutos gordos, sementes, sal iodado, especiarias e ervas aromáticas.

De tal forma que, irei criar um destaque no meu Instagram e irei publicar as refeições diárias nos stories e por aqui irei fazer um balanço da semanal deste “desafio”, quem desse lado irá acompanhar estas peripécias?