Tofu

3 Comments
Tofu é um produto natural para a cozinha e é muito apreciado devido à sua versatilidade. Ele é originário da China.
Trata-se de um queijo, ou também requeijão, que é feito a partir do feijão de soja. Devido à sua proteína, quer seja cozido, guisado, frito ou assado, pode substituir a carne.
O tofu é digerido facilmente, com uma completa absorção dos nutrientes.
Devido ao seu elevado teor de ácidos gordos insaturados ajuda a reduzir os níveis de colesterol e doenças cardiovasculares.
O tofu é por natureza de sabor neutro. Precisa de preparação e tempero – tal como a carne.

Pessoalmente não compro muito tofu simples (como na imagem), por não saber confeccionar-lo da melhor maneira.
Segundo a minha querida Mel, “O tofu não tem gosto – carne crua também não” *Pumba* 👊✌

O tofu é um alimento produzido a partir de grãos de soja. O seu processo de fabricação é similar ao do queijo de origem animal, com a diferença de que não tem hormonas, antibióticos e sofrimento como ingredientes. A nível nutricional, é rico em proteína, fibra, cálcio e ferro. Acreditem, tofu é muito amor num só cubinho branquinho.

O tofu pode ser:
Frito, cozido, assado, grelhado, salteado, estufado;
Cortado como bem se desejar — aos cubos, às tiras, às bolinhas, aos corações, às postas, esmigalhado, etc;
Marinado das mais diferentes maneiras — com molho de soja, limão, azeite com especiarias a gosto (alho, pimenta, paprika fumada, gengibre ralado, açafrão, ervas aromáticas, etc);
Usado como pasta de barrar no pão, como alternativa aos ovos em várias sobremesas, adicionado em sopas, como proteína principal, em saladas, etc.
Gosto muito de comer-lo em salsichas (noto que é um pouco mais seco – do que a de soja). Mas sempre que janto fora, tento alimentar-me de alimentos que não consumo em casa, e o tofu por caso é um alimento bastante presente nos restaurantes vegetarianos. 

E vocês? Já provaram tofu?

3 Comments

Leave a Comment

error: Conteúdo protegido!