RULES for Living a HEALTHY LIFE

2 Comments

It’s not about the numbers.. It’s about how you feel!

Neste momento estou com 85kg! (a minha altura é de 1,75)
Eu normalmente nem peso, não ligo muito. Porque o que interessa (para mim), é que me sinta em forma, que as roupas servem, que olho ao espelho e não sinto vergonha do meu corpo, dos meus pneus a mais.
Não importava de chegar aos 70kg (penso que seja o meu peso ideal).
Mas isso, é preciso muito, mas muito trabalho. Mas sem trabalho/sacrifico não há resultado, certo?
Não estou a fazer dieta! Estou a comer saudável, como? Regulando segundo o meu tipo sanguíneo (sou A).
5 dicas muito práticas para quem quer começar a fazer uma alimentação saudável:
1) Escolha a ÁGUA como bebida.
Se tiver sede, beba água.
Durante o dia, é recomendado beber 1,5 a 2 l de líquidos por dia (seja ele de água, chá, drenantes). Se não conseguires, ingerir esta quantidade, bebe pelo menos 8 copos (beba pequenas quantidades de cada vez e frequentemente ao longo do dia).

Não se deve ingerir líquidos nas refeições. Isto porquê? O que acontece é que o excesso de líquido misturado aos alimentos pode dilatar o estômago, provocando uma sensação de “inchaço abdominal”, o que muitas vezes é confundido com o aumento da barriga”  Fonte

2) Ter um prato colorido (ingerir mais fruta e vegetais)
É normal comer bolos ou bolas de gelado, mas é importante saber escolher diversos alimentos. Assim poderá ingerir vários vitaminas e minerais que o seu corpo precisa. 

Uma dica saudável: 1/2 copo de morangos ao pequeno almoço (nos cereais), 10 cenouras bebés e dois brócolos ao almoço, 1 copo de sumo de fruta e 1/2 copo de salsa e batatas para um lanche.


Quantidade de fruta por dia:  OMS (Organização Mundial da Saúde) sugere 400 gramas diárias, o que equivale a 5 porções. Para facilitar na hora de comer, confira abaixo quanto de cada fruta equivale a 1 porção e qual o consumo ideal por semana.





Especialistas recomendam de 3 (três) a 5 (cinco) porções de frutas com cores variadas para garantir uma fonte de nutrientes mais completa. Alguns nutricionistas defendem que não existe uma quantidade ideal ou uma fruta específica. O importante é consumir várias frutas durante a semana. Fonte


3) Ser activo.

Se tem uma vida sedentário (principalmente no trabalho). Nas horas livres, tenta fazer algum tipo de exercicio. Inscreva-se num ginásio. Se não tem € para isso, vai dar uma caminhada ao fim de jantar, dê umas corridas no fim de semanas, de bicicleta, pratique algum desporto. Ou então faça exercício físico em casa. O importante é mexer!

4) Comer mais, mas menos.

Devemos comer pelo menos 5-6 vezes por dia. O facto de comer mais vezes, não significa que vamos “engordar” mas sim, habituar o corpo a não sentir fome. Daí comer mais vezes ao dia, em poucas quantidades.

Lanches baseado em fruta, vegetais, laticinos e frutos secos, são os mais saudáveis.

Muitas pessoas acreditam que ao realizar apenas três refeições por dia – café da manhã, almoço e jantar – emagrecerão com mais facilidade.” (…) “Alimentar-se de cinco a seis vezes ao dia faz com que o organismo tenha que trabalhar mais para metabolizar os nutrientes, ou seja, ocorre uma aceleração do metabolismo, facilitando a perda de gordura. Apenas o ato de mastigar, engolir, digerir, absorver e transportar nutrientes gera gasto energético.” Fonte

“Se estiver muitas horas sem comer, na refeição seguinte tem tendência para ingerir uma grande quantidade de comida, o que leva o pâncreas (que esteve parado durante muitas horas) a produzir grande quantidade de insulina para levar a glicose dos alimentos às células, cansando-o, digamos assim”, sublinha a dietista Marisa Costa. Fonte
5) Ouvir o nosso corpo.
Quando estiverem a comer, saber quando estão “cheios”. Comer de mais pode fazer-te sentir mal, sentir disconfortavel. Se estás “cheio” pára.


Bora lá!
Não deixem para amanhã o que podem começar a fazer HOJE!

2 Comments

Leave a Comment

error: Conteúdo protegido!