Livre-se dos germes!

1 Comment

A cozinha é a divisão da casa onde passo a maior parte do meu tempo livre, a recriar receitas, a reorganizar a despensa, o espaço em si e nas limpezas. Para mim, não há nada melhor do que ver uma cozinha limpa e organizada, transmite-me uma certa paz.

Então, decidi removi os seguintes artigos e substitui por outros:

  • Guardanapos de papel por guardanapos de pano;
  • Um pano de cozinha multiusos por um pano normal de loiça.
  • Uma esponja da loiça “tradicional” por duas alternativas.

E quais foram essas duas alternativas de ‘esponja de loiça’ perguntam vocês?

A primeira alternativa de esponja, foi comprada na loja Espaço Casa por 3,95€ – é feita de plastico, mas pode ser reciclado, ainda pode ser colocada na máquina da loiça.

É bastante maliavel, gosto de usar-la para panelas e tachos, como tem picos ajuda a remover restos de comida mais dificil, mas não é nada prático para copos ou pratos. Para essa loiça arranjei outra alternativa, o esfregão tawashi.

Comprei este esfregão tawashi por 3€ à Mafalda do a_bolota_ é todo feito à mão e de algodão reciclado. Pode ser utilizado na loiça, banho ou até nas limpezas de superdícies. Basta usar e lavar à mão ou na máquina da roupa e voltar a usar.

Por ser feito de algodão, o material é mais macio e gosto de usar-la para os copos, pratos e os talheres. Apenas utilizo estas esponjas para dar uma limpeza superficial, visto que depois coloco toda loiça na máquina de lavar.

Estou seriamente a pensar em comprar outra tawashi para limpar outras superificies cá em casa.

Sabiam que as esponjas de loiça “tradicional” são feitas de derivados de petróleo e que não são recicláveis? Para não falar na quantidade de milhões de micro-organismos que vivem neles!! Dizem que o tempo médio de uso são 15 dias… Já imaginaram a quantidade que vai parar ao lixo?

Estes foram os motivos que levaram a encontrar alternativas de esponjas.

E vocês? Ainda usam a esponja dita “tradicional”?

1 Comments

Leave a Comment

error: Conteúdo protegido!
%d bloggers like this: