#2 A vegetarian on vacation

3 Comments
Este ano não fui acampar, decidi fazer um road trip..
E durante 15 dias tive visitas que adoram comida portuguesa…

E agora?
Foto da Unsplash autoria de Erik Odiin

Os meus amigos compreenderam e respeitaram o meu estilo de vida. Eles até já optam por fazer refeições vegetarianas 1/2 vezes por semana.

Em Braga opções vegetarianas não faltam!

Obviamente que não os ia levar a um restaurante vegetariano, sabendo que eles e meu namorado queriam comer carne/peixe. Houve jantares em casa e na casa dos meus pais.
Frigideiras do Cantinho – conhecido pela “frigideira” um salgado de massa folhada de carne. Sem saber, fomos até lá e por acaso, tinham uma versão vegetariana, era muito saborosa, gostei muito!!
Lado B – é o meu restaurante favorito de “fast food” de Braga. Tem uma diversidade de menu para vegetarianos/vegans: desde francesinhas, hamburgers, tostas etc.
Splash Pizza – um espaço muito acolhedor, as pizzas são artesanais e muito boas. Quando lá fomos, dividiu-se uma clássica Margarita entre os 3, mas há opção vegetariana
Tasca da Natacha’s não têm opções vegetarianas!
Têm que reservar mesa e fica num sitio escondido (perto do Spirito – numa rua estreita).
Fomos pelas classificações do Tripadvisor . É um local de tapas e petiscos. Pedi cogumelos salteados e uma salada recheada.

Joshua’s Shoarma Grill – é sempre uma boa opção (quando vou ao shopping), tem sempre um excelente menu para vegetarianos. É um restaurante para todos os gostos: “temos óptimos pratos de carne e somos conhecidos pela Pita Shoarma.” Podem ver os menus aqui.

Wok to walk – para quem é amante de massas orientais, eis uma boa opção. Gosto variar sempre a base e o que é mais difícil de escolher (na minha opinião) são mesmo os molhos. Podem ver os menus aqui.
Hamburgueria DeGema – são hambúrgueres artesanais, os meus amigos adoram e o meu namorado é fã. Têm opções vegetarianas, mas eu não sou fã, odeio mesmo. E já provei ambas: Fino como um alho e Braga por um canudo- podem ver a lista aqui.
Terminal Coimbra – são conhecidos pelos seus hambúrgueres artesanais em bolo do caco (é um pão de trigo típico da Madeira) assim como as batata frita doces acompanhar. Eu adoro comer o hamburger vegetarianoFora da bouça! Podem ver os menus aqui.
O nosso road trip:

Inicialmente planeamos passar os 15 dias na estrada, conhecer um pouco de Portugal. Só que estava tanto calor! Só se estava bem no Gerês.
Então, resolvemos apenas dedicar 5 dias ao road trip e chegou perfeitamente. Os meus amigos até foram para a capital (tiveram lá dois dias) e então nós (eu, o meu namorado e minha irmã) apanhamo-los em Lisboa e seguiu-se caminho.
O que visitamos a caminho de Lisboa:

Nós (os três), atravessamos o pinhal de Leiria (vimos a triste realidade daquele pinhal ardido), fomos até ao forte da Nazaré (wow! não imaginava aquele cenário/altura), visitou-se também o lindíssimo Mosteiro de Alcobaça e ainda deu tempo para ir às Grutas de Mira de Aire.
Em Nazaré, almoçamos no Mad. Um restaurante que fica a beira mar, com um ambiente acolhedor. A opção vegetariana – era um dos pratos do dia!

Dormimos em Fátima, no Hotel Cova de Iria e jantamos no Rei Arthur Café Bistrô – um restaurante brasileiro. Logo, havia opção vegetariana. Então escolhi um hamburger vegetariano, acompanhado com batata frita rustico.

Assim que fomos buscar nossos amigos, partimos para a praia, destino: Portinho da Arrábida, almoçamos no O Zeca – para mim, foi a pior refeição que tive durante as férias. Escolhi um prato leve – uma salada. Podia ter bom aspecto, mas não era nada de saboroso e ainda tinha queijo de cabra (odeio).

Passamos um belo dia de praia, não vi animais selvagens. A única coisa de má são as viagens, fica muito longe da estrada principal e não se pode ir de carro, só a pé. Há transportes grátis, mas vão todos cheios.

Next stop: Sintra. Ficamos a dormir na Yellow cat house e jantamos por casa. No dia seguinte, fomos visitar Sintra (é tão bonito!!) e almoçamos no Porto dos Sentidos  serviram-me um delicioso almoço!

Dormimos em Óbidos na D Amélia e jantamos na Tasca Torta, não tinham opções vegetarianas.
Reservamos uma mesa ao último minuto e jantei uma omelete de legumes.

Durante o dia, foi para explorar a vila de Óbidos e almoçou-se numa pasteleira, optei por a sopa do dia e uma torrada. Final de almoço, seguimos rumo até Aveiro.
Como chegamos à tardinha, visitou-se a cidade por alto e jantou-se no primeiro restaurante que apareceu à frente: À Portuguesa, tinha uma boa apresentação, mas muitas más classificações no Tripadvisor (só vimos isso quando estávamos sentados à mesa ups!). Eu não posso queixar do meu jantar, fui bem servida: massa tagliatelle com cogumelos. Penso que no menu, não fala em pratos vegetarianos, mas mais à frente há um restuarante vegetariano: Restaurante Musgo.
Alguamos a casa A Logde In Blue.
Último destino: Porto – almoçamos à beira rio, no Douro Velho. Pedi uma belíssima massa de legumes grelhados. Acho que era o único da zona que tinha opções vegetarianas. Passou-se a tarde a passear pelo Porto.

Para quase todos restuarantes que fomos, primeiro confirmava no tripadvisor se tinha opção vegetariana. A coisa até não correu mal, tirando a do Zeca e a Tasca Torta.
 De um modo geral, correu tudo bem e divertimos acima de tudo.
Foram umas férias non stop.
3 Comments
  • Catarina Jesus

Adorava ter ido à Nazaré! Em relação à Arrábida (minha zona) é normal que não tenhas vistos animais selvagens uma vez que eles evitam as pessoas, especialmente nessa altura. É mais comum vê-los durante o inverno.

Beijinhos,

• Titica Deia

Realmente o prato do Zeca, parece a salada lá de casa atirada para um prato!!!

Tirando isso parecem ter sido uns dias fantásticos!!!

• Magda Carvalho

Que bom hoje em dia já haver opções para todos os gostos